Você sabia que para evitar manutenções desnecessárias e mais gastos, é importante efetuar a troca de óleo do carro no prazo estipulado no manual do proprietário?


Afinal, o óleo é responsável pela lubrificação e proteção das partes móveis, reduzindo o atrito e evitando o desgaste das peças internas do motor antes do tempo.

Troca-de-óleo-do-motor

E mais, a lubrificação incorreta leva a um consumo maior de combustível e também pode causar danos graves ao motor até mesmo o levando a fundir.

Mas, o que vamos conversar aqui hoje é sobre os erros que você não deve cometer na hora da troca de óleo do seu carro.

Primeiro erro na hora da troca de óleo:

O primeiro erro e talvez o mais cometido é não respeitar o prazo de troca do produto, todo produto tem um prazo de validade estipulado pelo fabricante, porém, normalmente o prazo indicado varia entre 5 mil km a 10 mil km ou após determinado período de uso.

Mas, infelizmente muitos deixam esse prazo passar e acabam por ter outros problemas no veículo, que se a troca tivesse ocorrido no período correto, seriam evitados.

Lembrando que a troca de óleo tem de ser efetuada após um desses prazos serem ultrapassados, pois, a qualidade do óleo está relacionada tanto a quantidade de km percorridos, quanto ao tempo estipulado pelo fabricante.

Segundo erro na hora da troca de óleo:

Se você quer um conselho de amigo, aí vai: Não complete óleo do seu carro.

Ao completar o óleo, ambos os produtos (o novo e o velho) são misturados e essa mistura compromete o motor do carro, afinal, o óleo novo acaba por ser contaminado pelo velho e como resultado fica um óleo misto bem diferente do desejado e nada eficaz.

O melhor a ser feito em casos de vazamento e perda de óleo, é levar seu veículo até uma oficina de sua confiança para que o vazamento seja identificado e devidamente solucionado.

Terceiro erro na hora da troca de óleo:

Misturar lubrificantes pode causar um sério risco ao seu motor, mas é sim possível misturar lubrificantes de marcas diferentes desde que tenham a mesma base (sintético, semissintético ou mineral) viscosidade e grau API e SAE, porém, essa mistura não é recomendada.

O ideal é utilizar o lubrificante específico para o seu veículo, esse modelo pode mudar de acordo com o fabricante, modelo e até mesmo ano do carro.

Por isso, na hora de troca de óleo do seu carro, procure por um profissional de confiança e que entenda do assunto.

Quarto erro na hora da trocar o óleo:

Não trocar o filtro quando já está efetuando a troca do óleo é um erro grave, pois, o  filtro já vai estar com sujeiras do óleo antigo, e ao trocar somente o óleo essas impurezas que estão ali presentes irão contaminar o óleo novo.

Sendo assim, a sua vida útil irá diminuir e consequentemente você terá que o trocar antes do período estipulado pelo fabricante.

Tenha muito cuidado com isso, não vale a pena começar um ciclo de óleo já com ele contaminado pelo óleo velho.

Esperamos que essas dicas sobre esses 4 erros a serem evitados tenham te ajudado.

E se você precisar efetuar a troca de óleo em São Carlos do seu veículo, nós da Auto Modelo Bosch estaremos disponíveis para te ajudar, basta clicar nesse botão e agendar o seu horário.

Estamos Esperando Por Você…

                                            Abraços,

E lembre-se: estamos sempre perto, para que você vá longe.

Sobre o Autor

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.